domingo, 25 de março de 2012

Mesa Aquecida RepRap

    Antes de mais nada vamos esclarecer o mistério do parafuso e porca, usados para fazer o bico e corpo do bico para o Hotend.


    Para quem falou "Parafuso para ancorar o acento do vaso sanitário" ACERTOU!!, e como vocês podem ver nos comentários do Post anterior, quem matou de primeira foi Jorge Lourenço, não é por acaso que ele criou o RepRapBR.


"Conjunto para fixação para Bacias e Bidês" código SP.13 DECA

    Mesa Aquecida:   (comprada???)

    O hotend estava pronto, porém precisava de reparos, a arruela travante não aguentou a pressão, mas naquele momento uma outra coisa me perturbava, o problema do hotend não me parecia muito grave, porém mesmo que eu arrumasse o hotend, eu não poderia testa-lo sem uma Mesa Aquecida, :(  !!!



    Eu fiz o que a maioria de vocês fizeram, 2 semanas atrás entrei no e-buy, digitei na busca: "mk1 reprap" e cliquei em "Buy", pela bacatela de US$ 27,00 e frete super barato de 6 US$ com seguro !?!?!, você acha que chegou??




    E agora ??, sei lá quando vai chegar, se é que vai chegar, também quem mandou querer pegar um atalho, vamos pelo caminho mais difícil e mais divertido, por tanto, mãos a obra.


    Mesa Aquecida:   (Construída!!!)


Existe um novo Posto com a montagem dessa mesa passo a passo em:
http://3dmachine.blogspot.com.br/2012/08/mesa-aquecida-reprap-heated-bed-montagem.html



Eu tinha em casa uma placa de 3mm de alumínio. 


 Uma dica: Para cortar reto, com o tico-tico, eu uso um pedaço de madeira como régua, e coloco um peso em cima, dessa forma posso apoiar a base do tico-tico na madeira para cortar reto.


O MDF de 6mm usado anteriormente como mesa provisória, serviu de gabarito para a mesa de alumínio de 3mm.


    A maioria das placas de alumínio estão empenadas, com esta não foi diferente, tive que usar uns apoios de madeira e dar umas pancadas, usei de gabarito uma mesa de vidro grossa, cuidado com rebarbas nos buracos dos parafusos, podem dar uma falsa leitura que esta empenada em cima do vidro, lixe bem os buracos e laterais.


Revista a superfície de fita Kapton, para quem não conhece, é uma fita isolante que aguenta altas temperaturas.


Eu usei 8 resistores de 10w 6R8, conforme instruções do grupo de estudo, veja neste link. Comprei na Santa Ifigênia, é barato.


Dividi, a área útil de impressão por igual, para cada resistor aquecer.

Centralizei


Colei com Araldite.


Coloquei bastante peso em cima por mais de uma hora.


Só esse PAC de baterias pesa uns 25Kg.


Passei no vidraceiro para fazer um poster e pedi um vidro de 2mm de 20x22mm lixado, ele me deu de brinde.


As presilhas, comprei no bazar da esquina.


  Os resistores foram ligados em paralelo, somando 80w, consumindo portanto 160w (13,33 amperes) o que não deve ser problema para a fonte ATX C3Tec de 30a nos 12v (me corrijam se eu estiver errado)



O Termistor é o mesmo usado no Hotend.


Fixei com pasta térmica de prata e fita de Kapton.


Início do teste !!


A mesa atingiu mais de 60º em 4 minutos e meio.


Diferença de leitura de ~ 3 graus.




Levou ~ 10 minutos para atingir ~ 103º C no centro.


Parece que a distribuição dos resistores funcionou bem, a variação de temperatura em relação ao centro e nas quatro pontas, foi mínima.



   Outra preocupação era a placa eletrônica que controla a temperatura da mesa, mas com os dicipadores de calor e o Fan, ela não esta esquentando nada.

 Agora é só colocar no lugar??? Não é bem assim, Falta um escudo para proteger do calor que sai de baixo da mesa e incidi diretamente no carro e na correia, o ideal, é lã de vidro, um colega do grupo de estudo RepRapBR ia me fornecer um pouco, porém eu precisa para aquele momento.




Sempre ouvi falar que o papel, papelão são bons isolantes de calor.


Ainda mais, se ele for grosso e de cama dupla.


Revestido com papel alumínio para refletir o calor novamente para a mesa.



Colqei o papel alumínio usando novamente a fita Kapton, McGyver também ia gostar dessa fita, pronto, temos um escudo de calor!!



Tive que cavar no papelão essas covas para encaixar no carro perfeitamente. 


Por causa da peça vermelha que prende a correia no carro, na foto acima.


O escudo não encosta nos resistores, fica uns 6mm distante.


Depois de 2 horas ligada em 105º C a parte traseira do papelão não passou de 45º C, acho que esta funcionando muito bem ;).



    O escudo funcionou bem, vou diminuir 1cm na borda para ficar menos visível, mas até que a mesa não ficou feia para ser uma solução caseira!!!


    Clique aqui para ver a continuação deste Post.
    

quinta-feira, 22 de março de 2012

Hotend RepRap "solução caseira"

    O Hotend, ao meu ver, é uma das peças mais criticas para garantir uma boa impressão, já que a mecânica, eletrônica e firmware são relativamente simples de montar, para imprimir só falta o hotend e a mesa aquecida, preferi começar pelo hotend, pois ele me parece ser bem mais difícil de construir e quanto mais difícil, mais divertido ;) 


   Eu queria tentar produzir ele sem ajuda de torneiro mecânico, apenas usando coisas e ferramentas simples, o PTFE eu já havia comprado, vende na Florenço de Abreu, SP, eu não espero muita coisa desse primeiro hotend!!

    Eu quero saber quem advinha que parafusos são esses que usei para fazer o suposto Bico do Hotend?? Para quem falou "Conjunto para fixação para Bacias e Bidês" código SP.13 da DECA, ACERTOU, outras marcas não tem o diâmetro adequado.



Cortei fora a parte da rosca pontuda (corpo do bico).


    Furei a porca fechada (bico), usando uma broca de 0,5mm, nem tenta usar na furadeira que quebra, até dá, mas é difícil, eu usei esse mandril manual, levou aproximadamente um minuto. 


   Para furar o corpo do bico bem no centro usei o suporte de furadeira de bancada, o truque é o seguinte, para que o furo saia centralizado quem deve girar é o corpo a ser furado e não a broca, como num torno, dessa forma o furo sai perfeitamente centralizado, para isso prendi o corpo do bico na no mandril da furadeira e fixei a broca de 3,5mm na morsa bem centralizados, depois foi só subir e descer a furadeira até que o furo ficasse pronto, vejam no vídeo abaixo:



    Um dos problemas do corpo desse bico é que ficou liso, e para travar ele contra o PTFE, vai ser necessário colocar uma arruela travante.


     Para fazer um friso, usei uma serra de ferro e novamente a furadeira presa no suporte de bancada..


   Não dá para ver o friso direito, mas está lá, fiquei com medo de cavar muito, vamos ver se aguentará a pressão!


    Tentei deixar o bico mais pontudo, usei a furadeira como torno e uma lima,  o furo de 0,5mm ficou meio fora de centro, mas a impressora não sabe disso, :) vamos ver no que dá.



    Para o bloco aquecedor, eu usei esse pedaço de barra de cobre de ~ 9,5mm, pode ser comprado na Casa da Boia na Florenço de Abreu.


    Uma limpezinha básica. 


    O Resistor gringo é muito grosso com quase 7,3mm de diâmetro, tive que usar uma broca 7, comecei furando com brocas mais finas. 




    Usei 3mm para o parafuso allen , 4mm para cabeça do parafuso, 5mm para porca do parafuso, 2,5mm para o Termistor, 6,5mm para o corpo do bico.


    Alguns furos depois e muita sujeira, temos um bloco aquecedor improvisado. Para quem gostou do suporte de furadeira, esta a venda no Mercado Livre, porem ele não tem muita precisão, quebra um galho para pequenos serviços.


Para montar o bloco aquecedor eu segui as instruções contidas neste link aqui.




Ficou Horrível, mas se funcionar...


    Usei um pedaço de piso laminado que tinha em casa, de 7mm para fazer o suporte, inspirado neste link.




    Para modelar o PTFE, improvisei um torno, com a furadeira novamente, NÃO aconselho a fazer isso, É PERIGOSO, a não ser que você saiba o que esta fazendo, veja vídeo abaixo! 



    Usei broca de 3,2mm, no furo central, e 6mm para encaixar o corpo do bico.


Aqui dá para ver a arruela travante em ação.

Não precisava disso em vermelho


    Os parafusos utilizados aqui, são de elétrica, para prender o espelho  de  interruptor/tomada, eles são bem cumpridos, mas é difícil achar porcas para eles.


    Ficou rudimentar como o bloco, mas foi divertido, minha maior preocupação é a arruela travante aguentar a pressão.


    Coloquei o bloco aquecedor no bico e fixei o hotend na máquina.


    O resultado no vídeo abaixo:


    Funciona, fiquei surpreso!!! pensei que ia estourar na primeira, os filamentos que saíram do bico ficaram com 0,50mm, medidos no micrometro, mas não sei como isso vai funcionar na prática.


Nos próximos Posts a mesa aquecedora e a construção de um hotend novo.