quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Hotend - Evolução




Não é de hoje que venho fazendo várias experiências com o Hotend, para quem não sabe, o hotend é o responsável pela extrusão do ABS, o qual é empurrado pelo parafuso trator que fica dentro do extrusor.




O meu primeiro hotend foi feito sem a ajuda de um torno, furei um parafuso, e usei uma porca fechada na ponta com um furo de 0,5mm, para ver o Post sobre ele clique aqui.











Logo depois disso, o Alain do grupo de estudo RepRapBR e dos projetos Tantillus e Mesa XYZ  , me convidou para testar um hotend que estava sendo desenvolvido por ele e o pessoal do grupo, aceitei o convite, veja o post aqui.
Esse hotend era muito melhor que o meu, feito com torno e fresa, o Luciano Gutschow também do grupo, usina ele até hoje. 









O único problema é que vazava e muito, pois o disco de madeira acabava queimando com o tempo e gerava folgas no conjunto, tentamos peroba, piso laminado, e até fibra de vidro, mas esses materiais sediam e com o tempo vazava, veja os testes aqui.





Você deve estar se perguntando, por que não usar um material que resista ao calor, como o alumínio por exemplo, o problema é a transferência de calor para a base do extrusor através dos parafusos, esse calor derreteria a base e o carro X, o alumínio e outros materiais ferrosos são excelentes condutores de calor, por isso usamos a madeira.

Veja as temperaturas em C em cada parte  do hotend ao lado.





Imagem do blog do Grupo de estudo RepRapBR 


Usei o hotend com um disco de resina um bom tempo sem vazar, mas sabia que se desmontasse, ele daria problemas depois, até que no encontro RepRapBR de 25 de Junho de 2012, veja aqui, tive contato com o hotend do pessoal da Movtech, que havia desenvolvido um sistema onde os parafusos não tinham contato com o extrusor.

Juntei todas essas idéias e criei a minha própria versão de hotend com base no hotend do grupo de estudo, mais o sistema de ancoragem da Movtech, e claro, uns toques pessoais.


O resultado foi um Hotend 100% funcional, o qual estou testando a 3 meses em 2 impressoras Prusa Mendel imprimindo Kits para montagem de impressoras 3D quase que diariamente.


Já derreti mais de 10kg de ABS em cada um dos dois sem nenhum problema, nada de vazamentos, nem entupimentos, o Anderson Cunha, também do grupo de estudo, esta testando a mais de um mês sem problemas.


Minha maior preocupação era a resistência mecânica do teflon, o qual tem que suportar os 30 kg de pressão que atua sobre o conjunto, porém até agora, já suportou mais de 400 horas de impressão. 

Alguns clientes da 3DMachine compraram por conta e risco, pois não havia concluído os testes, e não relataram problemas também.

Por isso pessoal, estou disponibilizando abaixo os desenhos para quem quiser reproduzir esse hotend, o qual eu atesto o bom funcionamento, e para quem não tiver um fácil acesso a usinagem de peças pode adquirir um kit desse modelo neste link.

Material:

-chapa de alumínio de 3mm
-pedaço de tarugo de teflon de 3/4"
-pedaço de tarugo de latão
-bloco de alumínio (barra de 3/4x3/8")
-parafusos, arruelas e porcas M3, 1 arruela M8
-1cm de cilindro de alumínio de 3/4" com parede de 0,75mm (varão de cortina)



Para ampliar, basta clicar nas imagens.




Aproveitando o clima natalino desejo à todos um Feliz Natal com a árvore enfeitada no estilo RepRap, com algumas peças impressas com ABS que brilha no escuro, baixadas no Thingiverse.


Até o próximo post.