domingo, 15 de julho de 2012

Hotend - Experimentos

    Continuo usando o Hotend projetado pelo grupo de estudo brasileiro RepRapBR. Fui o primeiro a instalar esse conjunto e atesto o bom funcionamento do mesmo, a não ser pelo vazamento que não consigo conter.


    A única peça do conjunto que tem apresentado problemas, é o disco de madeira, eu inclusive já troquei o primeiro disco que estava muito queimado, vejam aqui. O disco atual já esta empenado tb.





    O vazamento ocorre na junção entre a traseira do bico e o teflon, formando uma camada muiiiiiito fina em torno da traseira do bico.   


    O plástico grudou legal no disco e tive que arrebentar tudo para poder desmontar o conjunto, notei que com PLA vaza mais ainda.


    Vale a pena clicar na foto e ver em tamanho grande.



    Depois de uma limpeza básica, as peças ficam novas novamente.


   Cansado do disco de madeira, resolvi tentar um material novo que achei na Rua Florenço de Abreu, no centro de São Paulo, o vendedor falou que era uma placa de fibra de vidro prensada industrialmente (com resina), 6mm, paguei R$ 3,00 por esse pequeno pedaço, sei que fibra de vidro aguenta altíssimas temperaturas, muito mais do que o Hotend gera de calor, porém a resina não necessariamente. 


    A placa é muito rígida, difícil de cortar, tive que utilizar uma furadeira de bancada com uma serra copo. Acima vídeo editado do processo.



    A rebarba é o tecido da fibra de vidro, lixei para dar acabamento no esmeril.




A peça ficou muito rígida, se funcionar creio que deixará o conjunto mais firme.


    O Alain, do grupo de estudo RepRapBR, havia sugerido a colocação de um faca na traseira do bico que enterrasse no teflon para possivelmente conter o vazamento, achei uma boa idéia e resolvi implementar essa alteração no bico, utilizei um mini-torno de bancada, fiz a lâmina mais fina possível com altura de 0,7mm .


    A marca da lâmina na borracha indica que ela deve penetrar no teflon.  


    Preocupado com a resina, fiz uma arruela/bucha de teflon com parede de 2mm, em torno do bico para ficar entre ele e a placa de fibra de vidro.

  

    Durante a montagem deu para sentir que a faca penetrou no teflon, o disco de fibra permitiu que o conjunto ficasse muito firme, se apertasse demais poderia trincar a placa de madeira, deixei 1,5mm de distância entre a superfície do bloco aquecedor e o disco de fibra, e não consegui colocar isolante térmico direito nesse local por causa da ponta dos parafusos. Bom, vamos aos testes...

    Isso tudo ocorreu no dia 20 de junho de 2012, hoje fez quase um mês. Nesse período, imprimi vários kits de Prusa Mendel para pessoas que também estão montando a sua RepRap, foram + ou - 5kg de ABS. 

   Portanto, vocês não vão precisar esperar pelo resultado dos testes, neste final de semana precisei desmontar o bico para trocar o termistor que queimou, e aproveitei para avaliar o disco de resina e vazamentos.


Conclusão:


    A boa noticia é que o vazamento acabou, a faca resolveu o problema, da para ver que ela se acomodou no teflon, não tem nenhum sinal de vazamento,  não fiz nenhuma limpeza, a foto acima e após a abertura, porém quebrei o resto do filamento.


    A má noticia é que a fibra de vidro com resina cedeu :( e já escureceu muito  na parte que ficou mais perto do resistor, apesar de ter cedido, não houve vazamento porque havia feito um reaperto dos parafusos depois dos primeiros dias de uso.


    Alguns membros do grupo de estudo RepRapBR já tinham me alertado que a resina provavelmente não aguentaria o calor, mas não custa nada tentar, por hora eu montei novamente o conjunto e coloquei 2mm de teflon entre o bloco e o disco, apesar da deformação o disco continua funcional e acho que vai aguentar mais um tempo.


    Recentemente, tive contato com outros hotends open source e somando várias idéias diferentes, resolvi tentar desenvolver um novo hotend que elimina disco, pois os parafusos serão atarracados diretamente no bloco aquecedor, em breve vou desenvolver um protótipo e postar aqui.


    Até o próximo Post.
    

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Mesa aquecida melhorias

    Ando meio sem tempo de publicar novos Posts, mas antes tarde do que nunca.

 Afim de evitar novas colisões com as cabeças dos parafusos allen da mesa de impressão, defini a área de impressão de forma que o bico não colidisse com as cabeças deles, porém esqueci do duto do Fan, ele bateu na cabeça do parafuso e arrebentou o suporte que eu tinha feito :(




    Desmontei a mesa toda.


    Usei um escariador nos buracos para acomodar os novos parafusos de elétrica com 4cm de forma que a cabeça dos mesmos ficasse embutida.



    Refiz também a caixa de isolamento térmico.




Esses cortes são para não encostar nos clipes que prendem a correia no carro Y e permitir que as molas trabalhem.


Forrei com um pouco e lã de vidro.


Desta vez fixei  o papelão na parte de baixo da mesa de alumínio, usando a fita de Kapton.



Aqui faço um pré-nivelamento da mesa, usando o paquímetro, uma vez que a mesa vai ficar apoiada nas 4 porcas.


Pronto agora a única cabeça acima da superfície da mesa é a cabeça de impressão (Bico).


Ficou um vão de ~ 7mm entre o carro Y e parte de baixo do papelão, as molas trabalham livremente.


    Até o próximo Post.