quinta-feira, 8 de março de 2012

Ideia 3D

Desejo:


       Não me lembro direito o que me levou a procurar uma impressora 3d na web, de cara apareceu aquelas de 50 mil euros profissionais, fiquei impressionado com o que elas fazem, mas também por esse valor é o mínimo que se pode esperar, porem fiquei mais impressionado ainda com o vídeo que vi a seguir no Youtube, de uma impressora do tipo "caseira" e aparentemente simples, que estava "materializando" uma peça plástica complexa a partir de uma rolo de fio plástico com uma qualidade incrível e quando descobri que se tratava de um projeto de código aberto, fiquei apaixonado e decidi que iria montar uma Reprap [reprap.org]




Vídeo que eu vi no Youtube.


Concepção:

         No dia seguinte fui até o ML ver se tinha alguém comercializando essa impressora ou peças dela, para minha surpresa tinha os dois, um vendedor chamado Guilherme tinha varias peças anunciadas, cliquei em comprar sem pensar muito e estava feito, dali um tempo nasceria uma Reprap.

Gestação: 

         Depois de ver as opções no site da reprap.org, escolhi montar a Prusa Mendel, combinei um encontro com o Guilherme, o qual foi muito atencioso e me deu as primeiras informações preciosas para a montagem, comprei com ele a maior parte das peças:
  • Barras de 8mm com rosca (galvanizadas) cortadas na medida
  • 100 porcas e 100 arruelas de 8mm
  • Molas
  • Rolamentos lineares LM8UU
  • 5 motores de passo 
  • Correia dentada T5
  • Kit eletrônico Gen3 completo
  • Resistor e termistor do hotend
     Ficaram faltando poucas peças, porem muito importantes para a gestação do bebe:
  • Peças plásticas
  • barras lisas
  • 2 rolamentos lineares
  • Fonte ATX
  • os parafusos menores
  • e mais alguns conectores e outros detalhes, isso sem falar no hotend, um detalhão.
         O Guilherme, alem de me vender as peças, me indicou um grupo de estudo com adeptos a Reprap  [http://groups.google.com/group/reprapbr], o qual eu sou muito grato e tem me ajudado muito na montagem da máquina, ele também me indicou uma pessoa que poderia me fornecer as peças plasticas.
          Tudo isso aconteceu na semana que antecedia o Carnaval, o Henrique, muito gente boa até tentou ver se tinha como me fornecer antes do Carnaval, pois eu queria aproveitar o feriado para iniciar a montagem, porem faltavam dois dias e o Henrique tinha outras encomendas e uma única impressora, rsrs, as peças demoram para ser impressas, o correios tb atrasou e acabei recendo só no dia 27, finalmente chega o dia de começar a montar, portanto, chega de texto e vamos as fotos:


      As peças que o Henrique me enviou são muito boas, tirei algumas "rebarbas" e comecei a seguir um manual bem ilustrado que achei na net: 




      Não sei se repararam, mas eu resolvi usar, porcas travantes com nylon  nas pontas, achei que com a vibração esses parafusos poderiam afrouxar, não sei ainda se isso poderia acontecer mesmo, porem isso dificultou muito a montagem e o acerto final na hora de fazer o alinhamento, pelo menos ela esta firme como uma rocha.



       Os rolamentos 608, eu comprei na Frorenço de Abreu, centro de São Paulo.











         As barras lisas eu coloquei de aço inox 5/16, ficaram perfeitas com os rolamentos LM8UU, achei em uma loja de Inox em São Paulo.


       O resto dos parafusos, arruelas e porcas menores (3mm por vários comprimentos) eu comprei tudo em uma casa especializada em parafusos.



    OPSSS!!


       Aqui apareceu o primeiro problema, no eixo X, a parte traseira do motor encostava no clipe do suporte da barra lisa, não dava para instalar com a correia passando pelo centro da mesa.


      Tive que deslocar o rolamento 608 uns 3mm fora do centro da mesa e ainda cavar um pouco no clipe para o motor entrar no lugar sem encostar nele, portanto a correia ficou fora do cento da mesa, apenas 3 mm, no teste com o motor operando não deu nenhum problema.



      Não sabia para que serviam as guias de rolamento 608 que o Henrique havia enviado junto com as peças plásticas, e acabei montando com a arruelas grandes, na hora de testar, a correia encostava na arruela e gerava um atrito enorme, acabei tocando tudo pelas guias, melhorou muito.


      Eu tinha comprado esse parafuso de 8x60mm para cortar a cabeça e usar para prender o rolamento do eixo Y, para minha surpresa, a cabeça se acomodou certinho sem a necessidade de ser cortado, ficou assim mesmo.


      Agora falta pouco, devido a minha ansiedade, acelerei a montagem madrugada a dentro e esqueci de tirar fotos... e terminei a parte mecânica..


       A parte mecânica praticamente acabou, seguem mais fotos do ponto que ela se encontra agora, futuramente, vou fazer a mesa aquecida e substituir pelo MDF que coloquei provisório no lugar.








      Na foto acima tem um LM8UU a mais, isso ocorreu porque eu não tinha reparado que esse carro usava só 3, como ele não atrapalha, vou deixar ai, e no futuro pretendo imprimir um carro que use os 4, acho que fica melhor, pois no atual, o peso do motor fica apoiado do lado que só  tem um LM8UU.



    No próximo post devo ter iniciado a instalação da parte eletrônica, ate lá.

7 comentários:

  1. Paulo que legal!!! Gostei do blog, a máquina está saindo bem rápido...

    Tive o mesmo problema com o motor, também desloquei um pouquinho e tudo deu certo...

    =]

    ResponderExcluir
  2. Fala veio Blz ta ficando Show!!! Vamos poder montar nossos próprios carros no futuro e sair andando da garagem rssss.
    Ta ficando muito legal vamos terminar esta e aperfeiçoá-la pra podermos criar novas gerações.

    ResponderExcluir
  3. Olá Paulo!
    Como está indo a sua máquina?
    Já está imprimindo?

    ResponderExcluir
  4. Olá! Paulo ! Muito 10 a sua máquina em..
    Gostaria de saber se você poderia me vender as peças de plástico, ou quem poderia me vender, bem como, a relação das peças metálicas e componentes eletrônicos.
    Grato!
    wanderleytri@bol.com.br

    ResponderExcluir
  5. Jóia Paulo tudo bem ?

    Estou a fim tambem de comprar as peças você venderia ? se não poderia indicar alguem.

    email : luis.canabarra@hotmail.com
    Obrigado.
    Luis Canabarra

    ResponderExcluir
  6. Olá Paulo,muito legal sua máquina,também estou interessado nas peças,se puder me vender ou enviar o contato de que vende?

    Murilo_camila@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Ola muito legal, estou pesquisando onde comprar as peças plasticas, você poderia me indicar alguem que esta vendendo?

    ResponderExcluir