quinta-feira, 22 de março de 2012

Hotend RepRap "solução caseira"

    O Hotend, ao meu ver, é uma das peças mais criticas para garantir uma boa impressão, já que a mecânica, eletrônica e firmware são relativamente simples de montar, para imprimir só falta o hotend e a mesa aquecida, preferi começar pelo hotend, pois ele me parece ser bem mais difícil de construir e quanto mais difícil, mais divertido ;) 


   Eu queria tentar produzir ele sem ajuda de torneiro mecânico, apenas usando coisas e ferramentas simples, o PTFE eu já havia comprado, vende na Florenço de Abreu, SP, eu não espero muita coisa desse primeiro hotend!!

    Eu quero saber quem advinha que parafusos são esses que usei para fazer o suposto Bico do Hotend?? Para quem falou "Conjunto para fixação para Bacias e Bidês" código SP.13 da DECA, ACERTOU, outras marcas não tem o diâmetro adequado.



Cortei fora a parte da rosca pontuda (corpo do bico).


    Furei a porca fechada (bico), usando uma broca de 0,5mm, nem tenta usar na furadeira que quebra, até dá, mas é difícil, eu usei esse mandril manual, levou aproximadamente um minuto. 


   Para furar o corpo do bico bem no centro usei o suporte de furadeira de bancada, o truque é o seguinte, para que o furo saia centralizado quem deve girar é o corpo a ser furado e não a broca, como num torno, dessa forma o furo sai perfeitamente centralizado, para isso prendi o corpo do bico na no mandril da furadeira e fixei a broca de 3,5mm na morsa bem centralizados, depois foi só subir e descer a furadeira até que o furo ficasse pronto, vejam no vídeo abaixo:



    Um dos problemas do corpo desse bico é que ficou liso, e para travar ele contra o PTFE, vai ser necessário colocar uma arruela travante.


     Para fazer um friso, usei uma serra de ferro e novamente a furadeira presa no suporte de bancada..


   Não dá para ver o friso direito, mas está lá, fiquei com medo de cavar muito, vamos ver se aguentará a pressão!


    Tentei deixar o bico mais pontudo, usei a furadeira como torno e uma lima,  o furo de 0,5mm ficou meio fora de centro, mas a impressora não sabe disso, :) vamos ver no que dá.



    Para o bloco aquecedor, eu usei esse pedaço de barra de cobre de ~ 9,5mm, pode ser comprado na Casa da Boia na Florenço de Abreu.


    Uma limpezinha básica. 


    O Resistor gringo é muito grosso com quase 7,3mm de diâmetro, tive que usar uma broca 7, comecei furando com brocas mais finas. 




    Usei 3mm para o parafuso allen , 4mm para cabeça do parafuso, 5mm para porca do parafuso, 2,5mm para o Termistor, 6,5mm para o corpo do bico.


    Alguns furos depois e muita sujeira, temos um bloco aquecedor improvisado. Para quem gostou do suporte de furadeira, esta a venda no Mercado Livre, porem ele não tem muita precisão, quebra um galho para pequenos serviços.


Para montar o bloco aquecedor eu segui as instruções contidas neste link aqui.




Ficou Horrível, mas se funcionar...


    Usei um pedaço de piso laminado que tinha em casa, de 7mm para fazer o suporte, inspirado neste link.




    Para modelar o PTFE, improvisei um torno, com a furadeira novamente, NÃO aconselho a fazer isso, É PERIGOSO, a não ser que você saiba o que esta fazendo, veja vídeo abaixo! 



    Usei broca de 3,2mm, no furo central, e 6mm para encaixar o corpo do bico.


Aqui dá para ver a arruela travante em ação.

Não precisava disso em vermelho


    Os parafusos utilizados aqui, são de elétrica, para prender o espelho  de  interruptor/tomada, eles são bem cumpridos, mas é difícil achar porcas para eles.


    Ficou rudimentar como o bloco, mas foi divertido, minha maior preocupação é a arruela travante aguentar a pressão.


    Coloquei o bloco aquecedor no bico e fixei o hotend na máquina.


    O resultado no vídeo abaixo:


    Funciona, fiquei surpreso!!! pensei que ia estourar na primeira, os filamentos que saíram do bico ficaram com 0,50mm, medidos no micrometro, mas não sei como isso vai funcionar na prática.


Nos próximos Posts a mesa aquecedora e a construção de um hotend novo.

8 comentários:

  1. Show de bola nobre Paulo. Mas lembre-se se precisar de um torno de verdade, estou á sua disposição, é só aparecer. Do mais, meus parabéns. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Parafuso pra ancorar vaso sanitário ;-)

    Kd meu pirulito ? ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Jorge!!! Matou de Primeira !!
      No próximo encontro eu levo um Pirulitão para você ;)
      Abraços,
      Paulo Fernandes

      Excluir
  3. Paulo, este parafuso de ancorar vaso é oco mesmo? quase comprei ontem mas fiquei na duvida :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse parafuso não é oco, é necessário furar ele no centro com uma broca de 3,5mm, veja como fazer isso no início deste Post.

      Excluir
  4. Como já disse antes e repito, parabéns, adorei.

    Procurei o parafuso e para ficar igual tem que ser o da DECA, "Conjunto para fixação para Bacias e Bidês" código SP.13
    Os genéricos têm dimensões ruins para isto.

    ResponderExcluir
  5. Alain, obrigado pela informação da descrição do parafuso, coloquei-a no blog, assim vai facilitar o pessoal que quiser fazer também.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Paulo pelo blog, estou aprendendo muito sobre impressoras 3D. Mas sou novato e como todo novato tenho tres perguntas:
    Este RESISTOR que vc esta usando tem algum valor numerico para ser identificado?
    Na foto do aquecedor aparecem dois pares de fios branco, um par com faixa verde e outro com faixa preta, que tipo de fios são estes?
    Terceira e última pergunta, eu prometo :), no resistor vc usou fios brancos com faixa verde e o par de fios brancos com faixa preta, pra que servem, qual a função deles?
    Sei que são perguntas bobas, mas sou alguém tentando aprender com quem sabe :)
    Um abraço.
    Cido

    ResponderExcluir