domingo, 1 de abril de 2012

Hotend RepRap Melhorias

O Nascimento:  

    A impressora nasceu oficialmente em 25/03/2012, agora como todo bebê, precisa aprender a andar, ou seja, imprimir direito (calibrar o firmware) e também de melhorias no hotend.


    Eu tive a idéia no dia 12 de fevereiro, o tempo de aquisição das peças e de construção foi de 42 dias.

Hotend melhorias:

 Fiquei uns dias sem postar no blog, por falta de tempo, vamos aos testes com o hotend caseiro:

No primeiro vídeo, podemos ver o ABS saindo normalmente.


    No vídeo seguinte, uma primeira tentativa de impressão, parece que esta saindo mais abs do que deveria, de qualquer forma, o bico arredondado enrosca muito no plástico.






 Desmontando o hotend


 Vejam que a arruela travante escapou da fenda, e causou o acúmulo de abs acima.





Na foto acima, vejam o parafuso original, é super comprido, parafuso de elétrica, para fixar espelho de tomada, etc.

 Eu não tinha as porcas adequadas para eles, então improvisei com umas um pouco maiores.


 Precisei dar mais pressão na arruela travante.

 Também precisei aprofundar a fenda no corpo do bico, ela tinha 0,25mm, aprofundei mais 0,25mm, ficando com 0,5mm a arruela travou firmemente.







   O Alain, do grupo de estudo RepRapBR, deu a dica de aumentar o diâmetro do furo da arruela de madeira para ter menos contato com o bico, deveria ser 10mm, mas minha maior broca era de 8mm, por enquanto vai de 8mm.


    Ele também sugeriu colocar uma arruela de PTFE no lugar da arruela de ferro, acho que isso vai ajudar muito a conservar a arruela de madeira.





    Terminei de montar e testei novamente, não consegui imprimir e desta vez vazou muito, eu apertei pouco os três parafusos, mas parece que a arruela travante aguentou.





Como eu pensei, a arruela travante aguentou, permaneceu firme na fenda.
    


 Mais uma tentativa, desta vez vazou bem menos



 O problema da arruela travante foi resolvido, preciso agora conter o vazamento e fazer um bico mais pontudo.





    Fiz um novo bico, usinei na furadeira mais uma vez, e marquei o corte para diminuir o seu tamanho, aproximando a ponta do bloco aquecedor.


   Desta vez acertei o centro da porca e fiz o furo de 0,5mm.



     Com a furadeira, lixa e serra de ferro, consegui fazer um bico bem melhor, esse promete.



OPSSSS!!!!  Estouro, eu acabei deixando a parede muito fina na usinagem e o bico abriu ou seria "abriu o bico", rsrsrsrs.



     Esses foram os três primeiros testados até agora:


-da direita, perdia muito calor e enroscava no plástico.
-do meio, ficou lindo, mas a parede muito fina estourou.
-da esquerda, tentei não deixar a parede fina, fiz apenas dois degraus, porém também estourou, veja fotos abaixo :( 



    Ainda me resta uma última porca fechada de cabeça redonda, vou tentar mais uma vez, enquanto aguardo o hotend do grupo de estudo RepRapBR que deve ficar pronto esta semana e eu sou um dos voluntários para testar uma das 10 unidades.

    Até o próximo Post.

Um comentário:

  1. Parabens, pelo trabalho e pelas explicações

    Procure dar forma ao bico em um angulo de120 graus, usando uma outra broca como referência. Assim a parede externa fica paralela à interna, evitando um ponto frágil.

    ResponderExcluir