terça-feira, 15 de maio de 2012

Acessórios para Impressora 3D


    Uma coisa que estava me incomodando era a falta de um alimentador automático de filamento de plástico, inclusive cheguei a perder algumas peças por esquecer de liberar o filamento, pois tinha que fazer isso manualmente, ainda mais porque optei em comprar os rolos de filamento sem o carretel. (Clique aqui para ver)

    Foi ai que decidi criar um novo acessório para a impressora, um carretel e um suporte para esse carretel, procurei no thingiverse e achei um do jeito que eu queria. (Clique aqui para ver)

    Comecei imprimindo o cubo do carretel, pois me pareceu a peça mais difícil, e como eu temia, não consegui imprimir de primeira, a base do cubo tem pouca área de contato no vidro, e por isso descolou bem antes da metade da altura.



    À esquerda vemos a altura em que a peça descolou da mesa, e a direita, podemos ver a base da peça que deveria ficar grudada na mesa até o fim.



    Usando o Skeiforge é possível configurar para imprimir uma base, porém eu ainda não tive tempo para "fuçar" no Skei, por isso, editei o cubo usando Google SketchUp 8 e criei uma base com 0,4mm de altura, ou seja, apenas uma camada, fácil de cortar e retirar depois, dessa forma pude imprimir com o Slic3r, o qual já estou acostumado a usar.







    Esqueci de tirar fotos das peças menores que compõem o carretel, após imprimir todas as peças, montei e colei com cola PVC, essa cola parece fundir o ABS e deixa tudo muito firme.


    O carretel está pronto, agora preciso de um suporte, achei também no Thingiverse, (clique aqui para ver) ele ocupou quase toda a mesa, sobrando apenas 2mm da área de impressão disponível no meu firmware.




    Com todas as peças prontas, basta esperar a cola de PVC secar, leva 1 hora para poder manipular as peças novamente, e 24 horas para o PVC secar completamente, mas com 12 horas eu já enrolei o filamento.


    Usei uma barra roscada de 8mm para ser o eixo.


    Gostei da forma como o suporte foi projetado para prender na Prusa Mendel, devido ao meu acabamento para esconder os fios, precisei desgastar um pouco o encaixe traseiro e assim apoiou perfeitamente.



    Usei duas porcas de cada lado, para travar o eixo no carretel, deixando uma boa folga no conjunto, afinal ele precisa virar livremente.




    Precisei da ajuda de minha esposa para enrolar o filamento no carretel, demorou uns 15 minutos para fazer isso, mas valeu à pena.


    Sem dúvida, foi a melhor coisa que eu poderia ter feito para a impressora, agora posso deixar imprimindo por horas e não me preocupar com o abastecimento do filamento, o carretel funciona perfeitamente.



    Outro acessório que imprimi foi um duto para Fan de 40mm, não estava conseguindo imprimir torres finas e altas de nenhum tipo, esse duto parece ter resolvido o problema.


Um comentário:

  1. Boa tarde, tava vendo estes acessórios voce nao teria este suporte com o carretel para vender.ai ja ia montando minha maquina completa ate conseguir a eletrônica.

    ResponderExcluir