quarta-feira, 2 de maio de 2012

Revisão da Mesa Aquecida

    Antes de imprimir todas as peças para a montagem de mais uma impressora 3D, resolvi fazer uma revisão na mesa aquecida.


    A fita de Kapton já estava meio rasgada em alguns pontos, isso aconteceu durante a fase de calibragem, outra coisa que me incomodava era a sobreposição da fita, essa pequena diferença de altura e qualquer outra imperfeição ficavam marcadas na peça.


    Ao desmontar a mesa, notei que a mesma não sofreu nenhum desgaste, nenhum resistor descolou, estava tudo no mesmo lugar.


    Comprei molas iguais com maior força e substitui pelas fracas molas de canetas.


    Resolvi arrancar todo o Kapton e imprimir em uma superfície de vidro.



     Usei um pedaço de vidro de 2mm de espessura e presilhas para fixar o vidro ao alumínio.


    Aumentei o diâmetro dos 4 furos da mesa de 3,2mm para 3,5mm, fiz isso porque após a mesa aquecer ela dilatava e engripava nos parafusos na hora de subir após o comando "Home" no eixo Z, com isso mais a troca das molas, espero resolver o problema de vez.


    Retirei quase 2 cm da borda do escudo de calor que vai embaixo da mesa aquecida, não tinha necessidade de ser do mesmo tamanho da mesa, e fica muito melhor esteticamente.


    Antes o papelão era fixado usando os mesmos parafusos de fixação da mesa aquecida, isso prejudicava o funcionamento das molas.



    Agora que  o escudo ficou menor, ele não atrapalha em nada o funcionamento das molas, e sua fixação usa apenas um parafuso central que prende ele ao carro Y.



    Esteticamente a mesa aquecida ficou bem melhor e como o vidro possui uma superfície super lisa não vai deixar nenhuma marca nas peças.


    Testes:

    A mesa demorou os mesmos 10 minutos para atingir 110º C, porém o termistor não está no vidro e sim no alumínio, para compensar a possível diferença configurei a temperatura para 120º C.


    Comecei imprimindo uma peça de tamanho pequeno para ver se aderia direito na mesa, primeira peça sem problemas.


    A próxima peça ocupava praticamente toda a largura da mesa, e também não descolou.


    Por último imprimi um suporte bem grande e também não tive problemas de descolamento, a mesa também não fica prendendo mais para subir após o comando Home, as molas novas empurram a mesa para cima com facilidade.

    No próximo Post vou desmontar o Hotend criado pelo grupo RepRapBR.

Clique aqui para ver a continuação deste POST. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário