domingo, 3 de junho de 2012

ABS made in China.

    Tenho impresso várias peças em ABS que comprei nos USA, entre os acertos também tem erros, nem sempre é culpa da impressora, as vezes foi o micro que travou, umas peças que descolaram, enfim são inúmeros fatores... 



    Havia comprado o primeiro ABS na UltiMachine dos USA, indicação do Henrique Muringa, que me falou o seguinte: "para calibrar a impressora é melhor um ABS de qualidade garantida, depois que a impressora estiver calibrada, você começa a testar outros fornecedores", e é isso que eu vou fazer agora, acabei de receber da china ABS e PLA.


    Comecei medindo o diâmetro do filamento do ABS Natural chines, com o micrometro, em vários pontos diferentes, ao longo de uns 5 metros, e procurando sinais de "ovalamento", obtive as seguintes medidas: 2,85; 2,92; 2,93; 2,84; 2,93; 2,90; 2,94; 2,87; 2,93; 2,91, resultando em média 2,902, me pareceu muito bom, o ABS dos USA não foi muito diferente disso, o importante é não ter mais do que 3mm de diâmetro, pois isso pode travar o extrusor.





    Uma das últimas peças que havia impresso, com ABS USA, foi o Yoda, e como a qualidade estava boa, resolvi começar imprimindo um com o ABS da china. Para fazer uma boa comparação, usei o mesmo arquivo Gcode, para a impressão, para quem não esta familiarizado com o Gcode, é lá que estão todos os parâmetros de impressão, como velocidade dos motores, diâmetro do filamento, etc, também utilizei as mesmas temperaturas de bico e mesa, o resultado foi esse:







    O ABS da china é mais claro e brilhante que o ABS dos USA, fora isso eu fiquei muito satisfeito com a qualidade do ABS da China, não precisei mudar nenhum parâmetro e o resultado me pareceu praticamente o mesmo, a próxima peça que escolhi, foi cheia de detalhes e precisava de uma certa precisão:



     O ABS da China continuou preciso e consegui imprimir esses pistões a manivela, com um pouco de cola PVC, coloquei tudo no lugar e gravei o vídeo abaixo para vocês verem como ficou!


    Por hora, estou muito satisfeito com o ABS da China, falta ainda testar as outras cores de ABS e também o PLA, assim que tiver novas peças, eu posto aqui.

7 comentários:

  1. Opa, e ai blz?
    Qual foi o seu fornecedor? O mesmo que o Muringa colocou no blog?

    ResponderExcluir
  2. Olá Guilherme, não é o mesmo do Muringa, esse ABS foi enviado para mim por meio de um parente que mora na China e conhece um fornecedor local.

    ResponderExcluir
  3. Olá Paulo, estou almejando uma impressora, e achei seu blog, mt legal!!
    Tem como disponibilizar seu e-mail pra mantermos contatos?
    Já vendeu algum kit de de peças??

    Até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Obrigado por ler o meu blog.
      O meu e-mail é: paulocpfernandes@gmail.com

      Aguardo seu e-mail.

      Abraços,

      Paulo

      Excluir
  4. Olá Paulo
    Parabéns pelo trabalho! Tenho pesquisado vários blogs sobre RepRap e é muito legal ver funcionando.
    Gostaria de saber como adquiriu a placa controladora e se voce sabe como posso comprar um kit para montar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Honda,

      Posso te ajudar a conseguir o kit completo para montagem da impressora.
      Segue meu e-mail: paulocpfernandes@gmail.com

      Aguardo seu contato.

      Abraços,

      Paulo

      Excluir