terça-feira, 12 de junho de 2012

Impressão com PLA vermelho

    Minha esposa gostou do tom do vermelho PLA e havia pedido para eu testar, eu não tinha impresso ainda com PLA, somente ABS e me falaram que com PLA é mais fácil, vamos ver...


Impressora abastecida.


Extrusão do ABS preto até começar a sair o PLA vermelho.


    Primeira tentativa, vejam que ainda tinha muito ABS preto dentro do bico, quando realmente chegou no vermelho, a impressora parou de empurrar o filamento, na segunda tentativa aconteceu a mesma coisa, resolvi desmontar o trator. 


    Como eu temia, o trator havia desgastado muito os dentes, "água mole em pedra dura tanto bate até que fura" O mesmo vale para ABS/PLA e AÇO.


    Eu tinha em casa um parafuso de 8x70mm, o original era de 8x60mm, medi e vi que serviria se colocado invertido.


    O Anderson Cunha, do grupo de estudo RepRapBR, tinha dado a dica de uma ferramenta no site Thingiverse para fazer o parafuso trator: http://www.thingiverse.com/thing:21782


    Porém a minha microretifica não encaixaria no suporte, então achei esse outro, muito parecido que encaixava perfeitamente, e dessa forma consegui fazer um novo parafuso trator muito melhor do que o primeiro e com os dentes muito mais afiados e simétricos:
http://www.thingiverse.com/thing:23717


     Montei o parafuso ao contrário usando arruela como espaçadores, coloquei os dentes perfeitamente alinhados com o filamento, agora quero ver parar de empurrar o Filamento!!


    Ops!! Falei cedo demais, parou novamente, o PLA é mais duro que o ABS, e nestes dias frio, fica mais duro ainda, porem não deveria parar com o novo trator. Quando fui olhar de perto, descobri mais um problema.


    Na foto acima dá para ver o problema, o filamento as vezes sai do centro dos "dentes" do trator, corre para as beirada e lá o parafuso é liso, por isso continua patinando, vou fazer uma guia para o filamento se manter no centro dos dentes.


    Peguei uma peça que havia quebrado do meu Extruder para fazer a guia do filamento.


    Fiz duas, mas só vou usar uma.


    Colei a guia com cola de PVC, ela funde o ABS e fica super firme, precisei colocar uma pequena tira de ABS também, como calço, pois cortei demais.

 
Agora vai!


    Agora sim, esta tracionando que é uma beleza, essa peça que coloquei para alinhar o filamento com os dentes poderia ser incorporada a peças do Extruder, vou tentar fazer isso e imprimir um novo Extruder futuramente.


    Finalmente consegui imprimir com o PLA chinês, e gostei do resultado.


    Ainda tem muitas outras cores para testar, aos poucos vou testar todas.

Um comentário:

  1. muito legal paulo, foi um otimo encontro, só gostaria que mudasse o comentario da impressora para variante da mendel original e não da prusa.

    obrigado

    ResponderExcluir