sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Prusa Air - Impressora 3D - RepRap

Já faz algum tempo que quero iniciar a construção de uma nova impressora 3D, o projeto escolhido foi a Prusa Air, o motivo principal, foi porque eu acho ela muito bonita e também devido a facilidade de alinhamento e robustez que a estrutura apresenta.


Acima, vemos uma foto de uma Prusa Air original, notem que ela usa barras roscadas na estrutura.



Comprei uma placa de acrílico de 8mm. 



O JP do blog www.imprimindo3d.com.br foi quem fez o corte do acrílico para mim, pois ele já havia feito esse corte para a Prusa air que ele havia construído em MDF de 15mm.

Aqui podemos ver o JP fazendo os ajustes necessários no arquivo antes de cortar o acrílico.


Neste vídeo podemos ver a CNC em ação cortando o material com precisão.


Já de volta a minha oficina, iniciei a montagem, o acrílico vem com um plástico na frente e atrás para proteger de arranhões.

Ao retirar o plástico podemos ver que o corte fica perfeito na CNC, a montagem é muito simples, basta encaixar as partes, não tendo que se preocupar com o alinhamentos das peças.

Notem que esse projeto não utiliza as barras roscadas em nenhum parte da estrutura, elas foram substituídas por peças de acrílico também, e isso facilitou muito a montagem e alinhamento da estrutura, porém foi necessário usar cola para travar todos os encaixes e deixar a estrutura o mais firme possível, a cola recomendada para colar o acrílico é o clorofórmio, mas como a sua venda é controlada, utilizei super bonder no seu lugar, o qual aparentemente funcionou muito bem.

Até o próximo Post.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Encontro RepRapBR - 22/09/2012

No dia vinte e dois de setembro do ano de dois mil e doze foi realizado mais um encontro do grupo de estudo RepRapBR, desta vez os anfitriões foram o Anderson Cunha e sua família, o encontro foi em Arujá - SP e durou o dia todo, com muito churrasco, cerveja e várias impressoras 3D.





A direita a nova Prusa do Anderson Cunha, ela possui peças personalizadas pelo próprio Anderson e imprime com muita qualidade.








Essa é a Prusa Mendel do Eduardo, recém chegado ao grupo de estudo, mas com ótimos resultados em suas impressões.













Notem que o Extrusor da Prusa do Eduardo é bem diferente do modelo Wade, a redução é feita por uma pequena caixa de engrenagens acoplada diretamente no motor.












Essa é uma das melhores peças que já vi em termos de resolução, foi impressa pelo Eduardo com camada de 0,1mm de altura, utilizando filamento de 3mm em um bico com 0,35mm de diâmetro, parabéns pelo resultado.









Essa já apareceu outras vezes aqui no blog, é a Prusa Air do JP, feita com MDF de 15mm, extremamente robusta e como sempre imprimindo com alta qualidade.




Esse é o novo projeto do Alain, a Tantillus, uma impressora pequena, porém muito boa, ela esta na fase inicial da montagem.

















Essa é a Prusa Mendel do Samuel que trouxe ela do Rio Grande do Sul para o encontro, é um Kit da Movtech.





A esquerda a impressora Prusa Mendel (kit da 3DMachine) mais equipada que eu já vi, a Prusa do Luck, ela possui tudo que você precisa para facilitar o dia a dia das impressões em 3D, lupa, pinças, leds, mini Dremel e cola PVC para impressão com mesa fria, a qual funciona muito bem. O mais legal é que todos os acessórios foram impressas por ela mesma.


E por fim, a futura Prusa Air que eu estou iniciando a montagem, toda feita em acrílico de 8mm, levei apenas para o pessoal poder ver a estrutura.
















Os encontros acontecem num intervalo de mais ou menos 2 meses, se você quiser participar do próximo é só entrar para a lista RepRapBR e acompanhar os Posts do grupo, basta gostar do assunto para participar.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

+ Acessórios para Prusa Mendel - RepRap

Recentemente montei mais uma impressora batizada de Prusa Mendel Blue, apesar de parecer irmã da Prusa Mendel Red, na verdade ela é filha dela, uma vez que a Red imprimiu todas as peças da Blue.


Depois que a impressora estava pronta e testada, faltava colocar alguns acessórios que julgo essenciais para o modelo Prusa mendel.

Somente o suporte de carretel Postei aqui no blog, porém dei mais destaque a impressão do carretel, aconselho imprimir apenas o suporte e comprar o filamento já em carretel, pois também da muito trabalho ficar enrolando filamento.



Antes de mostrar os acessórios, quero aproveitar o post para falar um pouco da eletrônica que a Prusa Blue usa, atualmente esta instalado o protótipo da Placa Gen7v1.2BR2, essa impressora ajudou o Grupo de Estudo a desenvolver e testar a Placa nacional para impressoras 3D RepRap, ela também usou a placa Gen7v1.2BR1. Mais detalhes sobre a placa e instruções para montar uma neste link.



Acessórios para Prusa Mendel

Suporte para o carretel de filamento

No início cheguei a perder algumas impressões por causa do filamento embaraçar, travar, etc. imagina uma peça que demora 3 horas para imprimir, sem um sistema de alimentação automático, você vai precisar arrumar o filamento a cada 20 minutos no mínimo, o suporte que escolhi dá para ser impresso de uma vez só na diagonal de uma Prusa Mendel comum.

Utilizei o arquivo deste link, porém não imprimi com todas as camadas, cancelei a impressão com 12mm de altura, mais do que suficiente, para quem preferir, pode editar e mudar o arquivo.




Imprimi também umas arruelas de diferentes tamanhos, de acordo com os furos dos meus carreteis, e usei mais algumas peças

As próximas fotos ilustram como deve ser montado o suporte.










É interessante deixar o parafuso um pouco apertado para que o filamento não desenrole, devido ele estar sob tensão no carretel, pois isso pode fazer com que ele embaralhe mesmo estando no carretel e trave, isso já aconteceu comigo, portanto, o parafuso deve ficar apertado, mas não muito, o trator deve conseguir puxar o filamento com facilidade, mas não pode ficar frouxo a ponto do filamento se desenrolar.


Suporte para fonte ATX

Na impressora Red, eu postei a instalação da fonte ATX na lateral usando um suporte feito em MDF, desta vez, fiz os arquivos 3D e imprimi as peças em ABS para o suporte.


Os arquivos podem ser baixados no link: http://www.thingiverse.com/thing:30277








Havia esquecido de fazer os furos por onde passam as abraçadeiras que prendem a fonte, portanto furei com a furadeira.


Disponibilizei os arquivos STL no thingiverse, para quem quiser usar, agora com todos os furos necessário.

Regulagem do Home do eixo Z

Ficar mudando o endstop de posição do eixo Z no olhometro é muito difícil e não se iluda, é necessário regular toda hora, não é apenas acertar a posição uma vez, esse que usei é simples e funcional, arquivos neste link.











Alonguei o suporte do endstop, apaguei os furos originais e fiz dois pequenos para o microswith.








Você pode usar uma mola de caneta, um parafuso M3 de 4cm, duas arruelas M3, uma porca M3. 









Colei o acessório com cola de PVC, como já expliquei anteriormente, o PVC funde o ABS e vira uma peça só!

A marcação é para evitar confusão, no sentido horário, o Home do Z sobe, e no anti-horário, desce, como o passo do parafuso M3 é de 0,50mm, cada 1/4 de volta sobe ou desce 0,125mm, permitindo uma regulagem bem precisa e fácil da altura do Home do Z (distância entre o bico e a mesa de impressão). 




Duto Orbital

O próximo acessório não é um acento para privada, é um Duto Orbital para o ventilador do bico, se tem uma coisa que faz diferença na hora de imprimir uma peça pequena, ou uma torre fina, é o vento!! 

Achei esse duto orbital que consegue contornar o bloco aquecedor do hotend, neste link.















Grande até de mais ! 




O certo seria editar o arquivo, reduzir seu tamanho e reimprimir, porém tenho uma serra e cola PVC!









Nesta foto dá para ver como é feito o canal por onde passa o vento, direcionando o ar para o centro.









Foi mais rápido editar a moda antiga e ainda sem desperdiçar ABS!








Escolhi usar um ventilador maior para sobrar vento, pois a placa Gen7v1.2Br2 tem saída para Fan que pode regular a velocidade do mesmo em uma escala de 1 a 255 via Gcode.










Para fixar o duto no carro X, utilizei chapinas de alumínio de um espelho de interruptor velho.







Abaixo um vídeo acelerado de teste de impressão da impressora pronta e seus acessórios, imprimindo uma luminária.



Se alguém tiver alguma dúvida em algum dos acessórios, por favor, escreva no campo para comentários, até o próximo Post.