sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Prusa Air - Impressora 3D - RepRap

Já faz algum tempo que quero iniciar a construção de uma nova impressora 3D, o projeto escolhido foi a Prusa Air, o motivo principal, foi porque eu acho ela muito bonita e também devido a facilidade de alinhamento e robustez que a estrutura apresenta.


Acima, vemos uma foto de uma Prusa Air original, notem que ela usa barras roscadas na estrutura.



Comprei uma placa de acrílico de 8mm. 



O JP do blog www.imprimindo3d.com.br foi quem fez o corte do acrílico para mim, pois ele já havia feito esse corte para a Prusa air que ele havia construído em MDF de 15mm.

Aqui podemos ver o JP fazendo os ajustes necessários no arquivo antes de cortar o acrílico.


Neste vídeo podemos ver a CNC em ação cortando o material com precisão.


Já de volta a minha oficina, iniciei a montagem, o acrílico vem com um plástico na frente e atrás para proteger de arranhões.

Ao retirar o plástico podemos ver que o corte fica perfeito na CNC, a montagem é muito simples, basta encaixar as partes, não tendo que se preocupar com o alinhamentos das peças.

Notem que esse projeto não utiliza as barras roscadas em nenhum parte da estrutura, elas foram substituídas por peças de acrílico também, e isso facilitou muito a montagem e alinhamento da estrutura, porém foi necessário usar cola para travar todos os encaixes e deixar a estrutura o mais firme possível, a cola recomendada para colar o acrílico é o clorofórmio, mas como a sua venda é controlada, utilizei super bonder no seu lugar, o qual aparentemente funcionou muito bem.

Até o próximo Post.

5 comentários:

  1. Paulo, o problema do Superbonder é que ele trinca com o tempo. Uns amigos meus que montavam kits de aeromodelismo (Revell e coisas do tipo) brincavam que montar com Revell era garantia de 2 alegrias, porque você precisa montar o kit todo de novo depois de um tempo! Além do mais o princípio de colagem do Superbonder é completamente diferente do clorofórmio. O clorofórmio funde as peças de acrílico, elas "derretem" e formam uma peça única, já o cianoacrilato do Superbonder é um adesivo plástico. Não é a mesma coisa. Sugiro tentar conseguir o clorofórmio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela dica Carlos, como o meu objetivo com essa impressora é a rigidez da estrutura, vou procurar obter o clorofórmio para unir bem as partes, afinal fundir as peças, é melhor que apenas colar.

      Excluir
  2. AH, e se você e o JP puderem cortar um conjunto desses para mim, tenho total interesse! Quanto custaria?

    ResponderExcluir
  3. Olá Paulo parabéns pelo projeto. você não poderia disponibilizar o arquivo para corte em chapa de 8mm? pois o que o JP disponibiliza é o de 15mm. ou você usou o mesmo? obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pollastrini,

      Ainda este ano, eu vou publicar no meu blog a conclusão do projeto Prusa air e disponibilizar todos os aquivos para baixar, os de corte e também as peças plásticas, fique de olho.

      Paulo Fernandes

      Excluir