segunda-feira, 8 de julho de 2013

Novo Iron Hotend - Duto de Ventilação



Agradeço ao Tiago Peixoto, membro do grupo de estudo Boteco3D, que fez o desenho do duto de ventilação para ser usado com um ventilador de 30x30x10cm, o desenho da peça foi feito no Google Scketchup.



Abaixo, mais algumas fotos para vocês verem como ficou.




Como o ventilador de 30x30mm cabe entre as guias lisas, coloquei o duto nesse local, fixado abaixo do carro X, do mesmo lado do motor do extrusor, assim não atrapalha em nada.

                                                  Notem na imagem da direita, que o ar do duto passa apenas pelas aletas da barreira térmica.
Teste do toque:

No vídeo abaixo, testei o aquecimento da barreira térmica com o próprio dedo, uma vez que a temperatura é suportável ao toque, significa que está bem abaixo do necessário para o correto funcionamento da barreira.


Este final de semana aproveitei para imprimir várias peças, afim de testar ao máximo o desempenho do Iron Hotend, até agora sem problemas, abaixo o final de mais uma impressão.


Estou muito satisfeito com o desempenho do Hotend de aço inoxidável utilizando a ventilação forçada, pois ela se mostrou mais eficiente do que eu imaginava, mesmo sendo um ventilador tão pequeno. Essa ventilação permite ao hotend alcançar temperaturas muito perto dos 300ºC o que vai de encontro com a possibilidade de usar novos materiais com as impressoras 3D, como o Nylon e o Policarbonato, mas isso só os testes futuros poderão confirmar.

2 comentários: