quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Novo Hotend - The best


Apenas 51mm de comprimento total !!!


Acima o novo Hotend da 3D Machine, barreira térmica em Peek com camisa de PTFE interna e bloco aquecedor/bico usinados em alumínio.


Para quem viu as últimas postagens, sabe que eu estava testando um hotend, cuja a barreira térmica era feita de aço inoxidável.

Após muitos testes, desisti de produzi-lo pelos seguintes motivos:
1- Ele só funciona com refrigeração forçada, ou seja, é necessário usar um ventilador para resfriar o aço inox, a não ser que a barreira térmica em inox, seja mais comprida e com mais aletas, mas gostaria que fosse bem curto para ganhar altura de impressão no eixo Z da Prusa Air;
2- A usinagem do aço inox é mais difícil, e portanto mais cara;
3- É complicado fazer um duto de ventilação para resfriar o aço inox, que se acomode embaixo de qualquer carro X.

Por esses motivos resolvi testar outros materiais, procurando na internet, acabei no site do J-Head, um hotend cuja a barreira térmica é feita de Peek, um polímero que tem a mesma resistência ao calor que o PTFE (teflon) e com uma integridade estrutural muito alta, permitindo a confecção de roscas, como no aço inox.

Para mim, esse material é o melhor de dois mundo, escolhi fazer a versão II da barreira térmica em Peek e o bloco/bico em alumínio/latão para o protótipo.



Site do J-Head: http://reprap.org/wiki/J-head

Assim que montei esse protótipo, iniciei os mesmos testes que havia feito com o Hotend de aço inoxidável:



Coloquei um termistor na parte de cima da barreira térmica feita em Peek e aqueci a parte quente em 250ºC, deixei ligado por horas e o PEEK com o seu baixíssimo coeficiente de transferência térmica, apenas 0,25, não aqueceu a parte de cima, podia segurar inclusive com a mão, ela não chegou nem nos 40º C.

Abaixo um gráfico que mostra a temperatura do bico em vermelho e a temperatura da parte superior do Peek em Azul, e sem necessidade de nenhuma refrigeração.

Clique na imagem para ampliar.

Outra fato que gostei muito é que o comprimento total do hotend, ficou apenas com 51mm, bem mais curto que os modelos anteriores que testei.

O produto final, já usinado profissionalmente:







A versão do Hotend J-head da 3D Machine teve algumas alterações:


1- Bico mais pontudo;
2- Além do parafuso para fixar o cartucho/resistor aquecedor, agora tem mais um parafuso M3 para facilitar a fixação do termistor também;
3- colocação de faca na traseira do corpo do bico para que o mesmo nunca vaze.

E mais uma novidade, agora os Hotends da 3D Machine são enviados completamente montados e com conector de 4 vias, permitindo uma rápida e fácil troca do hotend quando necessário.


                            Foto 1
                            Foto 2
                            Foto 3
                            Foto 4

O bloco aquecedor pode ser montado com resistor de 5W (foto 1 e 2) ou com cartucho aquecedor de 40w (foto 3 e 4).

Configurações disponíveis:

Para filamento: 1,75mm ou 3mm.

Diâmetro do furo de extrusão: 0,3mm; 0,4mm ou 0,5mm.

O novo Hotend foi bem testado e aprovado pela 3D Machine, veja exemplo abaixo:


video




Se você gostou desse hotend, saiba que o mesmo pode ser adquirido no link abaixo:

http://www.3dmachine.com.br/hotend-bico.html

2 comentários:

  1. Olá Paulo, uma duvida, quando você falar
    "E mais uma novidade, agora os Hotends da 3D Machine são enviados completamente montados e com conector de 4 vias, permitindo uma rápida e fácil troca do hotend quando necessário."

    você envia junto os dois lados do conector (macho e femea), porque pode ser que seja fácil de achar o conector em algumas cidades.

    Att.
    Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre, sim, vai junto a fêmea e o macho, na foto 2 esta sem o cabo, nas outras dá para ver a outra parte do cabo.

      Excluir