sexta-feira, 4 de maio de 2012

Revisão do Hotend

    Após 20 dias instalado, mais ou menos umas 30 horas de impressora ligada, imprimindo apenas ABS, o Hotend projetado pelo grupo de estudo RepRapBR (http://groups.google.com/group/reprapbr/about?hl=pt-BR) esta funcionando perfeitamente e sem nenhum vazamento, mesmo assim, resolvi desmontá-lo, para poder ver se ele não sofreu nenhum dano.


     

    Retirei a fita de Kapton e o tecido de fibra de vidro, estava preocupado se o mesmo poderia ter queimado, mas ele está bom, escureceu só um pouquinho na ponta, ou seja, na primeira volta que deu no bloco aquecedor. Vou continuar usando o tecido, pois ele não deixa a temperatura do bico cair nem um grau quando ligo o ventilador.


    Aparentemente o bico está perfeito, porém, ao colocar a mão nele detectei uma grande folga no conjunto, achei estranho, pois seguindo a recomendação do Alain, do grupo de estudo RepRapBR, havíamos apertado muito os parafusos que mantém o conjunto unido, vejam a folga no vídeo abaixo.



    Após desmontar o conjunto, percebi que a folga se deu porque a arruela de madeira empenou um bocado.


    Mesmo usando a arruela de PTFE a arruela de madeira chamuscou um pouco, e devido ao calor empenou gerando a folga, as demais peças permanecem intactas, sem problemas.


    Comparando a foto de cima e de baixo podemos ver o empenamento e as áreas que queimaram um pouco.



    Não houve nenhuma transferência de calor por parte dos parafusos para a base da peça de plástico do extruder, o mesmo não apresenta sequer a marca da cabeça dos 3 parafusos que seguram o conjunto do hotend, muito bom!!!!


    Tive que fazer um corte no canto da peça de madeira para que ela encaixasse no carro X, caso contrário esse canto pegava no clipe que prende a correia, isso acontece porque o meu extruder está montado em um ângulo de ~ 30º graus, em relação ao carro, tive que montar dessa forma, pois caso contrário a traseira do motor pegava na correia. 


    Para resolver o problema da folga por conta do empenamento da arruela de madeira, eu simplesmente inverti a posição dela, dessa forma deu um aperto muito bom e acredito que agora ela vai empenar menos, pois a madeira já está bem ressecada.



    Outra alteração que fiz, foi colocar o bloco aquecedor mais para cima em relação a ponta do bico, dessa forma o bloco fica mais longe das últimas camadas que estão sendo impressas, espero que assim haja menos deformação dos cantos das peças, conhecido como efeito warping.


    Aqui podemos ver o hotend novamente montado e com o tecido de fibra de vidro envolvendo o bloco aquecedor fixado com a fita de Kapton, muito fácil de aplicar e funciona bem como isolamento.





    Conclusão da Revisão:


    A única peça problemática do conjunto do Hotend, é a arruela de madeira, ela deformou e chamuscou com apenas 20 dias de uso (~ 30 horas), apesar da folga que isso gerou, o Hotend não vazou nenhuma gota de ABS, creio que devido ao cilindro de alumínio que envolve o PTFE, no mais o Hotend funciona perfeitamente e nenhuma outra peça apresentou problemas.


    A inversão da posição da arruela de madeira resolveu o problema da folga  por hora, a tendência é que ela empene para o outro lado, porém a madeira está bem mais ressecada e talvez isso demore para acontecer, de qualquer forma, ainda tem margem para apertar mais as porcas quando a folga voltar, mas se isso vai acontecer mesmo, só o tempo vai dizer.

2 comentários:

  1. Bom, estou feliz com o resultado.

    O pequeno empenamento do apoio inferior era esperado, tinha até cogitado em sugerir um reaperto após algum tempo de uso.

    É interessante ter notado que não vazou mesmo com alguma folga. Nas primeiras experiências tinha vazado muito mais. Vou apertar menos os próximos...

    A pequena mudança de cor na madeira não é problema, essa coloração se mostrou estável com o tempo.

    Tenho dúvidas se inverter o apoio na remontagem, isso pode provocar um stress maior ainda no material. Normalmente os materiais fibrosos como esse deformam no começo e estabilizam. Seria interessante comprovar esse comportamento.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post!

    Já havia pensado nesta peça empenar, juntamente quando vi a peça antes dela, que é uma arruela e depois o PTFE. Daí pensei em uma possível solução em usar uma arruela grande para distribuir melhor a pressão na madeira.

    Alain, também não vi como o plástico escapar, mesmo sem a enorme pressão prevista. Seu hotend é 10!

    Abraços,
    lynx

    ResponderExcluir