domingo, 10 de junho de 2012

Hora de abrir o bico.

    O Hotend está vazando um pouco na junção do bico com o teflon, a cola Araudite que usei nesse local não aguentou o calor e o vazamento começou, porém isso não impede que eu comece a testar as outras cores de plásticos vindos da china.




    Liguei a impressora e coloquei a mesa e a cabeça de impressão para aquecer, mas o sensor de temperatura da cabeça não estava tendo leitura da mesma.


    Poderia ser mau contato, medi com o multímetro o conector onde está ligado esse termistor, e ele estava em curto, por sorte tenho outro termistor para substituir.


    Desta vez não tem jeito, será necessário desmontar o conjunto do Hotend para trocar o termistor, nesse caso vou aproveitar para limpar o vazamento e ver se consigo contê-lo.




    O bico está bem preto, mas é apenas sujeira.


    Um dos fios do termistor foi envolvido pelo PLA, mas não acredito que isso tenha causado o problema no termistor, mesmo porque o fio não esta rompido.


    Usando o soldador foi fácil derreter o PLA e retirar o fio.




    A arruela de madeira está bem queimada, e prestes a quebrar, vou ter que fazer outra.
    Não podemos esquecer que a temperatura do meu bico chegou a supostos 460ºC, devido a um erro de digitação no Pronterface, e que eu já havia invertido a arruela de madeira antes, após a primeira desmontagem, porem isso causou mais estres ainda,  após a primeira deformação a madeira tende a se acomodar e parar de deformar, portando, não recomendo a inversão.


    Dá para ver as outras cores de plástico que vazaram no mesmo local.



    Após uma boa polida com uma lixa fina e um pouco de WD...


... o bico fica novo novamente.


Fiz uma nova arruela de madeira.



    A arruela de teflon arrebentou, preciso fazer outra, mas estou sem material, vou deixar o furo da arruela de madeira mais fino por hora, pois tb estou sem broca 10, com arruela de teflon a madeira é preservada por mais tempo. 


    É importante apertar os três parafusos por igual, portanto, vou medindo cada um deles a cada aperto, tem que apertar muito, no limite de quebrar a madeira, procure não ultrapassar esse limite ;)


    Não posso esquecer de trocar o termistor o que me levou a desmontar.


    Termistor trocado, agora vou isolar o bloco aquecedor novamente, usando um novo material que o Roberto (RJ) da lista RepRapBR sugeriu sabiamente, a fita de teflon usada para vedação de conexões de roscas hidráulicas.


    Primeiro uma camada de Kapton...


...muitas e muitas voltas da fita branquinha...


... e para finalizar, mais umas voltas de Kapton, notem que desta vez, deixei de fora o disco de madeira, pois antes ele ficava dentro do isolamento o que ajudou a queimar mais rápido.

    Pronto, agora posso prosseguir com os testes do plástico chinês.

3 comentários:

  1. muito bom, seu blog virou O verdadeiro manual de montagem reprap brasil.

    ResponderExcluir
  2. agora que eu percebi o trocadilho, este post é um verdadeira x9

    ResponderExcluir
  3. Muito boa explicação da manuteção do hotend. Quero ver funcionando.
    Um abraço.

    ResponderExcluir