quarta-feira, 12 de setembro de 2012

+ Acessórios para Prusa Mendel - RepRap

Recentemente montei mais uma impressora batizada de Prusa Mendel Blue, apesar de parecer irmã da Prusa Mendel Red, na verdade ela é filha dela, uma vez que a Red imprimiu todas as peças da Blue.


Depois que a impressora estava pronta e testada, faltava colocar alguns acessórios que julgo essenciais para o modelo Prusa mendel.

Somente o suporte de carretel Postei aqui no blog, porém dei mais destaque a impressão do carretel, aconselho imprimir apenas o suporte e comprar o filamento já em carretel, pois também da muito trabalho ficar enrolando filamento.



Antes de mostrar os acessórios, quero aproveitar o post para falar um pouco da eletrônica que a Prusa Blue usa, atualmente esta instalado o protótipo da Placa Gen7v1.2BR2, essa impressora ajudou o Grupo de Estudo a desenvolver e testar a Placa nacional para impressoras 3D RepRap, ela também usou a placa Gen7v1.2BR1. Mais detalhes sobre a placa e instruções para montar uma neste link.



Acessórios para Prusa Mendel

Suporte para o carretel de filamento

No início cheguei a perder algumas impressões por causa do filamento embaraçar, travar, etc. imagina uma peça que demora 3 horas para imprimir, sem um sistema de alimentação automático, você vai precisar arrumar o filamento a cada 20 minutos no mínimo, o suporte que escolhi dá para ser impresso de uma vez só na diagonal de uma Prusa Mendel comum.

Utilizei o arquivo deste link, porém não imprimi com todas as camadas, cancelei a impressão com 12mm de altura, mais do que suficiente, para quem preferir, pode editar e mudar o arquivo.




Imprimi também umas arruelas de diferentes tamanhos, de acordo com os furos dos meus carreteis, e usei mais algumas peças

As próximas fotos ilustram como deve ser montado o suporte.










É interessante deixar o parafuso um pouco apertado para que o filamento não desenrole, devido ele estar sob tensão no carretel, pois isso pode fazer com que ele embaralhe mesmo estando no carretel e trave, isso já aconteceu comigo, portanto, o parafuso deve ficar apertado, mas não muito, o trator deve conseguir puxar o filamento com facilidade, mas não pode ficar frouxo a ponto do filamento se desenrolar.


Suporte para fonte ATX

Na impressora Red, eu postei a instalação da fonte ATX na lateral usando um suporte feito em MDF, desta vez, fiz os arquivos 3D e imprimi as peças em ABS para o suporte.


Os arquivos podem ser baixados no link: http://www.thingiverse.com/thing:30277








Havia esquecido de fazer os furos por onde passam as abraçadeiras que prendem a fonte, portanto furei com a furadeira.


Disponibilizei os arquivos STL no thingiverse, para quem quiser usar, agora com todos os furos necessário.

Regulagem do Home do eixo Z

Ficar mudando o endstop de posição do eixo Z no olhometro é muito difícil e não se iluda, é necessário regular toda hora, não é apenas acertar a posição uma vez, esse que usei é simples e funcional, arquivos neste link.











Alonguei o suporte do endstop, apaguei os furos originais e fiz dois pequenos para o microswith.








Você pode usar uma mola de caneta, um parafuso M3 de 4cm, duas arruelas M3, uma porca M3. 









Colei o acessório com cola de PVC, como já expliquei anteriormente, o PVC funde o ABS e vira uma peça só!

A marcação é para evitar confusão, no sentido horário, o Home do Z sobe, e no anti-horário, desce, como o passo do parafuso M3 é de 0,50mm, cada 1/4 de volta sobe ou desce 0,125mm, permitindo uma regulagem bem precisa e fácil da altura do Home do Z (distância entre o bico e a mesa de impressão). 




Duto Orbital

O próximo acessório não é um acento para privada, é um Duto Orbital para o ventilador do bico, se tem uma coisa que faz diferença na hora de imprimir uma peça pequena, ou uma torre fina, é o vento!! 

Achei esse duto orbital que consegue contornar o bloco aquecedor do hotend, neste link.















Grande até de mais ! 




O certo seria editar o arquivo, reduzir seu tamanho e reimprimir, porém tenho uma serra e cola PVC!









Nesta foto dá para ver como é feito o canal por onde passa o vento, direcionando o ar para o centro.









Foi mais rápido editar a moda antiga e ainda sem desperdiçar ABS!








Escolhi usar um ventilador maior para sobrar vento, pois a placa Gen7v1.2Br2 tem saída para Fan que pode regular a velocidade do mesmo em uma escala de 1 a 255 via Gcode.










Para fixar o duto no carro X, utilizei chapinas de alumínio de um espelho de interruptor velho.







Abaixo um vídeo acelerado de teste de impressão da impressora pronta e seus acessórios, imprimindo uma luminária.



Se alguém tiver alguma dúvida em algum dos acessórios, por favor, escreva no campo para comentários, até o próximo Post.



4 comentários:

  1. Não entendi como o vento melhora a impressao. Com o seu acessorio parece que bloqueia toda a ventilação ao redor do bico...

    Abc,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André, esse duto de ar, ao redor do bico, joga ar diretamente no plastico derretido que esta saindo do bico , quanto mais rápido esse plastico endurecer, menos ele vai se deformar, é dessa forma que melhora a impressão das peças, principalmente em peças pequenas de pouca área.
      Abraços,
      Paulo

      Excluir
  2. Olá Paulo, se iniciarmos a impressão já com a ventilação isso ocasiona o descolamento das primeiras camadas ou tem um momento certo para ligar a ventilação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alef, não devemos ligar a ventilação logo na primeira camada, utilizando ABS, vai descolar da mesa, eu deixo programado para ligar após a 3 camada.

      Excluir