terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Filamento 1,75mm

De uns tempos para cá, notei que existe uma tendência em usar o filamento de 1,75mm nas impressoras 3D.


Fiquei curioso em usar esse filamento para poder comparar o desempenho em relação ao de 3mm.

Comecei pesquisando o extrusor para essa medida de filamento, pois os extrusores usados para 3mm até servem para o de 1,75, mas não é o mais indicado, o filamento pode "embolar" com mais facilidade devido aos furos a as distâncias entre eles serem bem maiores do que o necessário.

Achei vários modelos de extrusores no Thingiverse, o escolhido foi DirectDriveNema17v0.6.STL disponivel no link abaixo:

http://www.thingiverse.com/thing:42495

Vídeo de montagem, neste link

Escolhi esse modelo porque serve na maioria dos carros X que o pessoal usa para os extrusores de 3mm.

A principal peça para um bom funcionamento do mini extrusor é o direct drive.



Essa peça vai acoplada diretamente no eixo do motor sem a necessidade de uma redução como acontece com o filamento para 3mm, isso porque o filamento de 1,75mm exige muito menos força para ser extrusado, pode ser comprado aqui neste link.


A relação de ferragens usadas para esse extrusor de 1,75mm além do direct-drive acima, é a seguinte:
1 Parafuso 1/8" x 2"
1 Porca 1/8"
2 Porcas 4mm
1 Mola de 6,8x15,8mm com fio de 0,8mm 
2 Parafusos 3x10 mm
3 Parafusos 3x25 mm
1 Parafusos sem cabeça 3x3 mm
2 Parafusos 4x20 mm
4 Arruelas 3x6 mm
2 Arruelas 4 mm
1 Rolamento 626Z
1 Eixo 6x16mm

Testes com ABS 1,75mm

O hotend tem basicamente o mesmo design que o usado para filamento de 3mm, mudando apenas os diâmetros dos furos internos. Pode ser comprado neste link




O furo da extrusão mais indicado para ABS continua sendo o 0,4mm, é possível usar furo de 0,3mm, porém é mais difícil de extrusar, a velocidade de impressão tem que ser reduzida da mesma forma que quando usamos o filamento de 3mm.





O resultado final das peças impressas com o filamento de 1,75mm não é significativo em termos de ganho na qualidade de impressão, se a impressora e o fatiador estiverem bem calibrados a qualidade é praticamente a mesma, porém em teoria como o volume de plástico que entra no extrusor é menor permite um controle mais preciso pelo software sobre a extrusão.

Abaixo o mini extrusor em funcionamento, para colocar o filamento, é fácil, basta empurrar até a o direct-drive começar a puxar:


video


Uma das vantagens do mini extrusor, é o seu tamanho reduzido, utilizando dois deles virados de frente um para o outro, é possível montar uma impressora dual extruder, com distância entre os bicos de apenas 20mm, perdendo assim pouca área de impressão, montei uma para testar, utilizando uma Ramps com 5 drivers.





Portanto o mini extrusor funciona bem utilizando ABS de 1,75 e é inclusive uma boa opção para quem estiver pensando em montar uma Dual extruder, abaixo mais um vídeo mostrando dois mini-extrusores em ação na dual extruder bem na hora que muda de cor.




Testes com PLA 1,75mm


Diferente do ABS, o PLA de 1,75mm não se comportou tão bem quanto o ABS, depois de um tempo o PLA começa a amolecer dentro do extrusor, até mesmo antes de entrar na barreira térmica do hotend, quando isso acontece, o filamento dobra e enrosca nas engrenagens, parando a extrusão.

Para corrigir esse problema, a solução é simples, basta colocar um Fan de 40x40x10mm bem na frente do mini-extrusor.


Dessa forma o PLA não derrete antes da hora e a impressão vai até o final sem problemas, porém não recomendo uma dual extruder usando PLA, pois o mesmo escorre muito o tempo todo, e vai manchar a peça, fora isso, a disposição não poderia ser um de frente para o outro como fiz acima para o ABS, pois não teria como colocar o FAN.


Conclusão:

O filamento 1,75mm funciona muito bem com ABS, e é perfeito para quem quer fazer uma dual extruder sem utilizar bawden (extrusor fora do carro X) não necessita de ventilação e imprime com perfeição, porém não se nota diferenças na qualidade final da peça em comparação com o filamento de 3mm.

O filamento 1,75 de PLA também funciona bem porém necessita de ventilação forçada no extrusor para evitar que o filamento amoleça antes de entrar no hotend.

Uma das vantagens para quem tem impressoras com pouca altura no eixo Z é o ganho de 2cm na área de impressão desse eixo, devido ao tamanho reduzido do extrusor. Outro aspecto positivo é que o mecanismo é bem mais simplificado em comparação com os extrusores para 3 mm que necessitam de redução. O filamento de 1,75mm é em média mais caro que o de 3mm, portanto se você estiver pensando em mudar apenas por causa da qualidade não vale a pena.

LINKS:

Abaixo links para quem quiser adquirir o Kit de mini-extrusor, hotend, direct-drive para filamento de 1,75mm


Nos próximos links, disponibilizei 2 vídeos com instruções completas de como montar o mini extrusor para filamento de 1,75mm e instalação o mini-ventilador:


Até o próximo Post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário